MPEA

Internacionalização

Pós-doutorado Eny Dórea Paiva

O convite para a realização do Pós-doutorado em Enfermagem surgiu em 2017 após uma conversa com a pesquisadora Margareth Zanchetta, Professora Associada da Escola de Enfermagem Daphne Cokwell, da Ryerson University, localizada na cidade de Toronto, Canadá.

A professora supracitada desenvolve pesquisas com indivíduos vulneráveis e a população do estudo em questão é composta de crianças e adolescentes que sofrem de doenças crônicas e necessitam de medicações parenterais para seus tratamentos. O projeto de pesquisa tem como objetivo criar um jogo eletrônico para estimular novos comportamentos de controle do medo e da dor em crianças e pré-adolescentes com doenças crônicas submetidos a procedimentos parenterais. Estima-se que esse estudo tenha a duração de um ano.

Para o desenvolvimento desse produto, estão sendo realizadas diversas reuniões com profissionais da área de enfermagem que trabalham na assistência à criança e ao adolescente, assim como, reuniões com profissionais da área tecnologia de informação, designers, desenvolvedores, etc. Além dessas reuniões, está sendo realizado um Curso de Design Thinking. Essa metodologia colabora na condução da pesquisa, pois caracteriza-se como uma forma sistematizada de solucionar diversos problemas, inclusive, na área da saúde.

Ademais, a participação em diversos eventos da área de enfermagem canadense está corroborando para a aquisição de novos conhecimentos e de entendimento de como se configura a assistência de enfermagem em diversos países no mundo.

Sendo assim, a oportunidade de realização do Pós-doutorado no exterior é uma forma de estimular a internacionalização e realizar troca de conhecimento entre a enfermagem brasileira e internacional, expandindo a maneira de pensar dos pesquisadores brasileiros, melhorando nossos estudos e, consequentemente, a assistência de enfermagem prestada.

 

Pós-doutorado Enéas Rangel Teixeira

 

Na Universidade de Laval em Quebec Canadá, Supervisora Profa Dra Clémence Dellaire. Professora Titular e Vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da UniLaval. Possui Produção na área de Epistemologia da Enfermagem, gestão e envelhecimento da população e inovação do Cuidado. Realiza estudos e conferências internacionais, com alunos dos países França, Brasil, Camarões, Líbano, e outros. Os objetivos do pós-doutorado são aprimorar as atividades de pesquisa e ensino; realizar convênios e intercâmbios, desenvolver pesquisas e produções em parcerias