A escabiose é uma das doenças dermatológicas que mais acomete os adolescentes nas unidades de socioeducação, cujo contágio ocorre devido a fatores relacionados ao próprio encarceramento. O impacto social e cultural da doença, e sua disseminação está ligada principalmente a fatores ambientes, de higiene, aglomeração populacional e pobreza.
Objetivos:
Construir um programa educativo voltado para prevenção e controle de escabiose através dos seguintes objetivos, identificar os casos de escabiose com adolescente em conflito com a lei em uma unidade de Socioeducação no Rio de Janeiro; analisar os dados numa vertente ambientalista voltado para a prevenção.
Método:
Estudo metodológico descritivo exploratório, desenvolvido em Unidades de Socioeducação com adolescentes em conflito com a lei. Serão entrevistados enfermeiros através de entrevista semi-estruturada e observação participante será realizada no cenário em estudo. O tipo de análise será temática. Almeja-se contribuir para melhorar a avaliação, educação e cuidado ao usuário com escabiose, através de um programa educativo.
Descritores:
Escabiose, Cuidado de enfermagem, Prevenção e controle
Convite para a defesa de projeto.