Defesa de Projeto: “Prevenção e controle de escabiose entre adolescentes privados de liberdade em uma unidade de socioeducação”

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A escabiose é uma das doenças dermatológicas que mais acomete os adolescentes nas unidades de socioeducação, cujo contágio ocorre devido a fatores relacionados ao próprio encarceramento. O impacto social e cultural da doença, e sua disseminação está ligada principalmente a fatores ambientes, de higiene, aglomeração populacional e pobreza.

Objetivos:

Construir um programa educativo voltado para prevenção e controle de escabiose através dos seguintes objetivos, identificar os casos de escabiose com adolescente em conflito com a lei em uma unidade de Socioeducação no Rio de Janeiro; analisar os dados numa vertente ambientalista voltado para a prevenção.

Método:

Estudo metodológico descritivo exploratório, desenvolvido em Unidades de Socioeducação com adolescentes em conflito com a lei. Serão entrevistados enfermeiros através de entrevista semi-estruturada e observação participante será realizada no cenário em estudo. O tipo de análise será temática. Almeja-se contribuir para melhorar a avaliação, educação e cuidado ao usuário com escabiose, através de um programa educativo.

Descritores:

Escabiose, Cuidado de enfermagem, Prevenção e controle

Convite para a defesa de projeto.