15 anos MPEA

15 anos MPEA

Uma semana após o evento e o que podemos dizer.

O evento de 15 anos do Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial foi realizado nos dias 29 e 30 de agosto, com a presença de 242 Participantes, entre 154 Congressistas, 25 docentes, 63 egressos e alunos MPEA, além de 54 pessoas na organização do evento, distribuídas entre 36 monitores e 19 avaliadores de trabalhos. Foram 118 trabalhos, entre 111 pôster e sete trabalhos selecionados para apresentação oral, apresentados na integra com resultados aplicáveis a uma banca avaliadora.

Foram homenageadas as três coordenações anteriores Drª Isabel Cruz, fundadora do programa, Drª Zenith Silvino e Drª Eliane Ramos. Contamos com a presença da Deputada Estadual Enfermeira Rejane, da Pró-reitora de pesquisa Drª Andrea Latge, e representantes ABEn, COREn, CNPq e CAPES, com importantes articulações políticas acadêmicas para o Programa MPEA.

Importante projeto de internacionalização do programa foi iniciado nesse evento, com a participação de três docentes internacionais. Jeanne-Marie R. Stacciarini, RN, PhD, FAAN, College of Nursing, University of Florida, Assistant Dean for Diversity Inclusion and Global Affairs in the College of Nursing. Drª Stacciarini é enfermeira psiquiátrica e sua pesquisa se concentra na identificação de abordagens diante dos determinantes sociais da saúde mental em populações carentes e minoritárias. A Drª Stacciarini é reconhecida como um excelente conselheira e mentora, uma educadora internacional e líder transformacional. É uma pesquisadora de Excelência e recebeu o Prêmio Fulbright Fellowship, além disso é Fellow da American Academy of Nursing.

Drª Hays é diretora do programa de Doctor of Nursing Practice e coordenadora da Pediatric Primary and Acute Care Nurse Practitioner tracks da College of Nursing- University of Florida. Ela atua em uma clínica de saúde rural e ensina políticas púbicas de saúde e liderança nos cursos de graduação e pós-graduação. É uma defensora das práticas avançadas de enfermagem e representante da American Association of Nurse Practitioners no norte da Florida. Suas pesquisas estão focadas na qualidade dos cuidados de enfermagem e melhoria dos comportamentos saudáveis ​​em crianças relacionadas a trauma e condições crônicas de saúde. Ela apresentou internacionalmente e publicou tópicos relacionados ao papel Enfermeira de Prática Avançada, transplante, resiliência e tráfico de pessoas. O Drª Hays é membro da International Transplant Nurses Society, Sigma Theta Tau International, e da Florida Nurse Practitioner Network.

O evento contou ainda com a participação da Drª Margareth S. Zanchetta, Associate Professor da Escla de Enfermagem Ryerson University/Canadá, com a qual uma Docente Permanente do MPEA, Drª Eny Dorea, realiza seu Pós-doutoramento em Implementation Science, focado para métodos aplicáveis aos Mestrados profissionais. Em nosso evento de 15 anos, destacamos o método de Design Thinking (DT), que se caracteriza pela busca de soluções inovadoras para problemas baseados nas necessidades das pessoas envolvidas no processo, portanto, altamente aplicável aos Cursos de formação profissional avançada.

Três oficinas ocorreram simultaneamente para públicos diferentes:

  1. Perspectivas de Implantação do Doutorado Profissional, com presença dos docentes do programa, duas convidadas internacionais e da Representante CAPES;
  2. Oficina com egressos do MPEA, com orientações sobre a manutenção do vínculo com o programa e perspectivas do doutorado; e
  3. Oficina de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), com os docentes, discentes e congressistas, sobre a importância de mudanças no processo de trabalho do enfermeiro, e a adoção da tomada de decisão clínica e avaliação dos resultados, sustentando pela aplicação do processo de enfermagem.

Os resultados das oficinas foram extrapolados para além do evento em grupos de trabalhos para continuidade das discussões e troca de saberes e práticas.

O evento ainda proporcionou o encontro entre a Superintendência de Assuntos Internacionais SRI-UFF, com as Docentes da University of Florida, para o estabelecimento de um Convênio entre as Universidades, favorecendo interlocução entre docentes, discentes e pesquisas, principalmente para colaboração na implementação do Programa Profissional, nos moldes de Prática Avançada.

Portanto, o evento de 15 anos do MPEA demarcou o amadurecimento do programa na perspectiva nacional, consolidando sua história e pioneirismo na UFF e na área de enfermagem, e destacou-se pela a abertura de um marco de internacionalização do programa de modo consistente e inovador.
A MPEA trabalha diariamente na busca da excelência e não mede esforços para que os enfermeiros tenham acesso à um programa atual, arrojado e que forme enfermeiros inovadores, que estejam aptos para contribuir com a sociedade.

Obrigada pela presença!
Aguardamos vocês em nosso próximo evento!